O recôncavo bahiano


La Buena Vida é localizada à margem do Rio Paraguaçu, em São Felix, de frente para Cachoeira. Ambos os municípios fazem parte do interior hitórico do Recôncavo Bahiano, região que circunda a Baía de Todos-os-Santos.

O recôncavo é conhecido por ter sido berço de rico legado africano. Foi por essa região que foram trazidos milhares de escravos para serem mão de obra na produção de cana-de-açúcar. Manifestações culturais e religiosas como capoeira e o candomblé permanecem até hoje como representativas dessa herança.

O Rio Paraguaçu foi protagonista na história das cidades-irmãs São Félix e Cachoeira desde a chegada dos portugueses em 1500 levando muitas expedições à região. São Félix, tendo sido inicialmente um aldeamento de índios Tupinambá, foi ocupada pelos Portugueses para exploração da lavoura de cana-de-açúcar, que só prosperou de fato a partir da chegada dos escravos africanos, a partir de 1615. O povoado também foi palco de lutas marcantes pela independência em 1822 e movimento federalista em 1824.